Estudos

Turista de Igreja

Turista
 é um termo que identifica quem viaja muito, quem não perde a oportunidade de conhecer uma nova cidade, quem está sempre à procura de uma nova atração que justifique o seu deslocamento. Essas pessoas fazem do turismo um grande negócio em todo o mundo.

Há, também, um outro tipo de turismo que cresce rapidamente nos nossos dias, trata-se do turismo de Igreja. Esses turistas são crentes que ficam "viajando" de Igreja em Igreja. Hoje vão nesta, semana que vem naquela outra e assim por diante.

Geralmente essas pessoas são levadas pelas atrações do dia: É um "Louvorzão" aqui, um "Arrasta-pé Evangélico" ali, um "Culto Show" nesta Igreja, uma "Vigília poderosa" naquela outra, e lá vai o turista!!

Se por acaso, você está se tornando um turista de Igreja, atente para estes fatos:

.Turista de igreja não agrada a Deus como lemos em Hb 10.25: "Não deixemos a nossa congregação...";
. Turista de igreja não trabalha para o Senhor, como deveria fazer, servindo na Igreja local onde é membro;
. Turista de igreja perde a bênção da comunhão, que é resultado do convívio, no mínimo semanal, com os irmãos da sua Igreja;
. Turista de igreja se torna uma pessoa confusa e desorientada porque assimila uma verdadeira salada mista de doutrinas e práticas;
. Turista de igreja pratica desonestidade, porque quando se fez membro de uma Igreja, prometeu freqüentá-la assiduamente;
. Turista de igreja, na maioria das vezes, acaba ficando no meio do caminho, isto é, em Igreja nenhuma.
Não seja você um turista de igreja.




Quando podemos mentir e quando não podemos? 

Existem situações nas quais uma mentira se faz necessária? Existe alguma forma de mentir sem estar indo contra a Palavra do Senhor? Qual é a diferença entre a mentira considerada grave e uma mentira mais leve? Essas são algumas perguntas que circulam nas mentes de muitas pessoas, principalmente dos jovens.

Para mentiras não existem limites de tamanho, qualquer uma pode abrir as portas para um caminho pelo qual retornar se torna muito mais difícil. Satanás foi o primeiro ser que começou a mentir e a fingir. Ele tramava contra Deus por baixo dos panos, pensando que de alguma forma iria enganar o seu criador. Infelizmente muitas pessoas vivem como Satanás imaginando estar fazendo as coisas totalmente por “baixo dos panos” se esquecendo que não há nada que façamos na terra, no mar ou no ar que Deus não esteja observando.

Durante a infância muitas crianças escutam os pais contando histórias repletas de ... bem, podemos chamar de ficção. Porém, essa ficção quando é revelada para uma criança, que tem certo entendimento em uma fase mais avançada, se transforma em mentira. “Papai ou mamãe mentiram pra mim quando me falaram do ‘lobo-mau’ ” é um exemplo claro disso. Muitas pessoas acreditam que contando histórias assustadoras para seus filhos eles terão menor interesse em realizar certas brincadeiras, mas fazendo isso as crianças crescem e vão criando suas próprias histórias.

Na fase da adolescência e do descobrimento essas histórias que são criadas pelos jovens assumem tamanhos exorbitantes e podem causar inúmeros problemas para eles no colégio, trabalho e círculo de amizades. E a vida vai passando, os problemas vão aumentando, as fugas enganosas vão se tornando cada vez mais freqüentes e até, em certo ponto, “inevitáveis” para aqueles que passaram toda sua vida assim.

Mas Deus tem algo diferente para a vida dessas pessoas. Deus quer mudar essa situação na qual elas estão, ele quer e ele pode fazer desde que exista espaço para atuar em sua vida. Se existe ainda mentira em sua vida, mesmo que elas pareçam grandes demais para serem solucionadas, traga à tona a realidade dos fatos.

A mentira não pode mais ter lugar em sua vida, pois ela tem um pai, um formador. Está escrito em João 8.44: Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere MENTIRA, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da MENTIRA.

Mas Deus é Pai de amor e perdão e não quer nos ver presos às armadilhas das trevas. Por isso ele nos diz em Efésios 4.25 Pelo que deixai aMENTIRA, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.

Voltemos aos braços do Pai. Vamos nos reconciliar com todos; falemos somente a verdade e apregoando essa verdade em todos os cantos aonde formos poderemos ganhar o mundo para o Reino de Deus. Pois Jesus Cristo é o caminho, a VERDADE e a vida, ninguém vai ao Pai senão por Ele.





Tirando férias de Deus...

Nesta época do ano a maioria dos jovens e adolescentes está em férias. Tempo de viajar, curtir a praia, dormir tarde e acordar mais tarde ainda, etc... A Bíblia ensina que isto é bom e relata que “no sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito”(Gên. 2:2).


No entanto, muitos neste período acabam dando férias à sua Bíblia, à oração, ao testemunho e até ao próprio Deus. É como se dissessem: “Deus vou lhe dar um tempo para recuperar as sua forças. Não vou incomodá-lo com as minhas orações, não precisa se preocupar em me dizer nada pois a Bíblia estará devidamente guardada. Fique tranqüilo pois sei me virar sozinho. Afinal estamos de férias. Nos vemos em trinta dias.”


Para os que pensam e agem assim, uma boa (ou má) notícia, dependendo quais sejam as intenções: Deus não entrou de férias. Por mais distante geograficamente que se esteja da igreja, dos amigos, das reuniões de jovens e adolescentes, deve-se sempre lembrar que descanso não significa falta de compromisso.


Imagine se Deus resolvesse tirar férias, e o período Dele não coincidisse com o nosso. Às orações, apenas uma resposta: “Desculpe não poder atendê-lo, mas Deus está de férias”. Nos momentos de louvor e adoração uma mensagem gravada: “Obrigado por enviar o seu louvor e adoração. No momento estou de férias. Quando retornar, farei contato.”


Muitos reclamariam dizendo ser um absurdo Deus estar de férias quando mais se precisa Dele. Mas eu fico pensando se não é Deus que acha absurdo, quando percebe que muitos jovens e adolescentes que lhe deram trabalho o ano todo, saíram de férias e não lhe convidaram para participar dos excelentes programas de verão.

E olha que Ele iria para trabalhar!!! Afinal... Deus não entrou de férias


10 Conselhos para fugir da sensualidade

1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementos ficará dominado por eles. A Bíblia diz: "Retirai-vos do meio deles, não toqueis em coisas impuras" (II Co. 6):
2) Evite o segundo olhar. Você não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça.
3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso. "As más conversações corrompem os bons costumes" (I Co 15:33)
4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa. Uma jovem recém-convertida falou: De agora em diante vou vestir-me como se Jesus fosse o meu acompanhante.
5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste.
6) Tome cuidado com o que você lê. Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual.
7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.
8) Faça uma regra de nunca se envolver em namoro pesado. Jovens cristãos deviam orar antes de cada encontro. A moça que tem Jesus Cristo em seu coração possui um poder sobrenatural para dizer "não" aos avanços de qualquer rapaz. E o rapaz que conhece Jesus Cristo tem poder para disciplinar sua vida.
9) Gaste muito tempo com as Escrituras. O salmista disse: "Guardo no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti". (Sl 119:11). Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. A palavra de Deus é a única coisa à qual satanás não pode se opor.
10) Tenha Jesus Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem guardado muitos homens e mulheres de cometer imoralidades (I Jo 2:14)

O Segredo da excelência na Juventude

Isaías 65:20 fala de um limite para a juventude: se alguém morrer com 100 anos, ainda morreu jovem. Temos respaldo bíblico para sermos jovens até com cem anos. No entanto, alguns ficam procurando desculpas para não atuarem nas Redes, argumentando alguma indisposição, arranjando algum motivo para não estarem assíduos nas reuniões. Estas pessoas ficam se "aposentando".


Uma alma jovem nunca passa - Não se fala aqui de uma questão intermediária dentro da faixa etária. Um jovem não está retratado na idade. Temos jovens na igreja que não têm a mentalidade jovem, como temos pessoas que são avançadas na idade, mas dentro delas há força de juventude. Calebe disse: "Da idade de quarenta anos era eu quando Moisés... me enviou... a espiar a terra... eis que hoje sou da idade de oitenta e cinco anos e estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força para a guerra, para sair e para entrar..." (Js 14:7-12). E Calebe conquistou, aos 85 anos, Hebrom, a terra dos anaquins, com grandes e fortes cidades, prometida a ele por Moisés.
O segredo da excelência na juventude - A partir de agora, quem quiser viver uma vida de sucesso, está aí a receita. Juventude fala desse conceito de saber fazer as coisas, de resolver, de uma alma resoluta, uma mente livre para resolver fazer as coisas. Alguns dizem que fazem, e não fazem, mas, outros dizem que fazem e fazem, porque têm dentro deles a alma livre. Por exemplo, existem senhoras com sessenta anos com força e garra de uma jovem. Têm alma não só de conselhos, mas também de conceitos. Têm dentro de si uma vitalidade que anima qualquer pessoa. Conquistam células com excelência e ainda dão lição de como fazer. Ninguém limita uma alma decidida a conquistar novos territórios. Nem o diabo, nem nenhum ser humano. E esta bênção é pra você. Creia e anime-se!


O segredo da excelência na juventude está retratado em três pontos básicos: ser aprovado no tempo, ter uma vida de projetos e fazer o que a Palavra ordena.


1 - Ser aprovado no tempo - Tiago 1:12 diz que existe um tempo para que as pessoas sejam aprovadas. Existe um tempo para todas as coisas (Ec 3:1). A boa administração do tempo é um respaldo de sabedoria e quem sabe administrar seu tempo é aprovado nele: "Portanto, vede prudentemente como andais; não como tolo, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Ef 5:15-16). Precisamos de uma unção de boa administração de tempo. Temos que priorizar as coisas e sermos aprovados na boa administração do tempo:
1.1 Fazendo a vontade de Deus.
Dentro dessa vontade, teremos toda a boa instrução administrativa. Quando eu faço a vontade de Deus, Ele me orienta para todas as coisas.
1.2 Trazendo diariamente o coração à presença do Senhor. 
Apresente um coração disposto para que Deus escreva tudo o que Ele tem e quer para sua vida. Se você pensa que tem alguma coisa, isto é nada diante do que Deus vai lhe dar. Deixe Deus escrever no seu coração toda a administração do tempo de tudo o que ele quer para sua vida.
1.3 Remindo o tempo diante dos dias maus.
Para isso acontecer, tenha um modo de andar e de proceder de acordo com o caráter bíblico, procurando remir o tempo, porque quem não faz isso, vive debaixo dos dias maus. Porém, quem sabe remir o tempo e anda prudentemente será um homem de excelência e de prosperidade.


2 - Ter uma vida de projetos - Isaías 32:8 diz que só tem projetos nobres quem tem a mentalidade nobre. Quem não tem mentalidade de nobreza, não tem projeto para nada. Seja um homem, uma mulher de projetos. Você vai executar estes projetos:
2.1 Sabendo quem você será nos próximos cinco anos.
Que projetos você tem para sua vida? Se não tem, peça a Deus que lhe transforme em um nobre do Seu reino com projetos de êxito. Não seja do tipo: "sei lá, o que Deus quiser". Até a brincadeira que fazemos revela a alma que temos. Não faça piadas de miséria com sua história nem com seu projeto de vida. Se Deus lhe deu uma bênção para ser alguém nos próximos cinco anos, seja este alguém.


2.2 Guardando o coração para que os sonhos não morram.
Alguns, até para sonhar, revelam um caráter de pequenez. Não falamos de sonhos de grandeza, mas de desafios, de mudar a alma. A nossa estrutura interior precisa ser mudada. Ninguém foi colocado no planeta para realizar o sonho de viver num barraco. "Mas, sabe como é que é pastor, é o meu destino!" Você é filho de Deus e pode todas as coisas naquele que te fortalece (Fp 4:13). Isaías 65:21-23 diz "e edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto... e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice". Tenha a mentalidade de um coração guardado nos sonhos de Deus. O homem morre quando perde os seus sonhos. Todo homem que não sonha é um sepultado. Ressuscite!
2.3 Sustentando os princípios sagrados.
Isto é viver a vida de Deus. Precisamos repensar muita coisa do que é a essência de uma vida sagrada, solene, de excelência. Este será um ano de grandes transformações, não de mudanças. Pessoas podem mudar de casa, de emprego, de comportamento, mas, quando você é transformado, significa que você entrou na fôrma de Deus, foi além da expectativa. Quando a transformação acontecer, você esquecerá o que é pecado e estará sempre lembrando o que é santidade.


3 - Fazer o que a Palavra ordena. 
Você faz isso? Você chegará à perfeição de cumprir os mandamentos bíblicos:
3.1 Vencendo o pecado.
Nenhuma outra classe dentro da hierarquia e da faixa etária recebeu a promessa que os jovens receberam: sois fortes! Isso quem disse foi Deus: "Eu vos escrevo porque sois fortes" (1 Jo 2:14). O conceito de fortaleza não partiu de mentalidade humana. Veio do respaldo divino. Só uma pessoa dotada de força divina vence o pecado. Ninguém, na força natural, consegue. Tem gente que estabelece alvos e não consegue nada. Mas, quando estamos dotados de uma força sobrenatural, vencemos o pecado.
3.2 Vencendo a carne e as suas obras.
Gálatas 5:19-21 fala que as obras da carne se manifestam e são conhecidas: na área sexual: prostituição, impureza, lascívia; na área religiosa: idolatria, feitiçarias; na área de relacionamento: inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, heresias, inveja, competições, inimizades; na área de indisciplina da carne: bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas. Uma pessoa que está na igreja, mas vive numa dessas cláusulas não herdará o Reino de Deus.
3.3 Vencendo o mundo e o diabo.
Deus lhe deu uma força para vencer o mundo e o diabo, não na força natural, mas na força de Deus.


Se cumprirmos estes três princípios básicos - ser aprovado no tempo, ter uma vida de projetos e fazer o que a Palavra ordena, por certo Deus vai começar a realizar os planos d'Ele na nossa vida.